«All that is necessary for the triumph of evil is that good men do nothing» (Edmund Burke)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O porquê de "O Reviralho"

O Reviralho é um blogue político, mas não é político no sentido comum do termo. É um espaço apartidário, que visa apenas contribuir para uma reflexão colectiva sobre o caminho que a nosso País deve seguir. É, pois, um pequeno exercício de cidadania e um humilde contributo para uma mudança que se afigura urgentemente necessária.

O Reviralho não é de Esquerda nem de Direita: é livre. Acredita na liberdade dos mercados mas considera que a Pessoa Humana é o fim último da Economia. Acredita no Estado e no seu papel regulador, mas vê-o como um mal menor e nunca como um fim em si mesmo.

Já a escolha do nome Reviralho é uma singela homenagem aos bravos que, em tempos idos, não se resignaram a viver num Portugal pequenino, mesquinho e bem comportadinho. É também o reconhecimento de que é este o espírito que importa ressuscitar no momento presente.

Mas o Reviralho de que vos falo não passa pelo derrube do Governo ou do Regime: é antes o Reviralho das ideias e concepções sobre a forma como este País deve ser governado. É o Reviralho dos aspectos que valorizamos nos políticos que elegemos. É o Reviralho no que toca a valorizar a verdade - e quem no-la diz sem pruridos - em detrimento da mentira e da demagogia. É o Reviralho no que toca à forma como vivemos em sociedade e gerimos a coisa pública.

PS: o autor destas linhas é jornalista e pretende continuar a sê-lo. Por essa razão, devo salientar duas coisas: a primeira é que não pretendo opinar sobre temáticas cuja cobertura seja de minha responsabilidade. A segunda é que o que quer que aqui escreva não vincula o órgão de comunicação social onde trabalho, como é evidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário