«All that is necessary for the triumph of evil is that good men do nothing» (Edmund Burke)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Energia verde


O sismo, seguido de Tsunami, que atingiu o Japão está a provocar o pânico nuclear. As explosões dos reactores na central de Fukushima podem originar uma verdadeira catástrofe, com consequências bem piores do que o próprio terramoto.

Foi necessário um incidente desta envergadura para que os chamados países nucleares, como a Alemanha, Rússia ou França tomassem medidas. Centrais nucleares vão ser encerradas, outras analisadas. Só na Europa são cerca de 160… Portugal não tem energia nuclear, mas um qualquer desastre em países vizinhos, como a Espanha (que conta com seis centrais nucleares e oito reactores) pode afectar-nos.

Esta é uma boa altura para enfatizar uma opinião que sempre tive. Uma das maiores, senão mesmo a mais importante, herança que o Governo Sócrates vai deixar ao povo português é a aposta nas energias verdes, com o novo investimento em barragens e, sobretudo, com a força das eólicas.

Hoje esta energia pode ainda ser muito cara, mas o tempo fará dela o futuro. E, pelo menos nisto, Portugal está na liderança mundial. O crédito tem de ser entregue a quem o tem e aqui ele pertence muito a Manuel Pinho, o ministro que se demitiu depois de apontar um ‘par de cornos’ ao deputado do PCP Bernardino Soares.

Sem comentários:

Enviar um comentário